Distúrbios de sono
6

Sono Insuficiente

Sono insuficiente é um distúrbio que ocorre quando o indivíduo dorme menos horas que necessita, persistentemente deixando de obter sono noturno suficiente para suportar a vigília em alerta normal. A pessoa terá queixa de sonolência excessiva ou, em crianças antes da puberdade, poderá haver a dificuldade de iniciar o sono.

O distúrbio pode causar  perda da produtividade e oferecer riscos severos àqueles que dirigem, cuidam de crianças ou operam máquinas.

Pessoas privadas de sono por preparação para exames ou que optam por dormir menos horas esporádicamente, não devem ser classificadas nessa síndrome.

Tratamento

O tratamento pode começar a ser feito pela aceitação inicial de que o paciente realmente precisa seguir as recomendações do sono do médico. Com isso, provavelmente já começará a sentir-se melhor.

Esse distúrbio não requer, necessariamente, medicamentos ou tratamento adicional, além da recomendação de mais horas de sono a cada noite.

É importante que o paciente realize os exames para descartar doenças mais sérias. Em todos os casos, portanto, é imprescindível o acompanhamento de um especialista.