Sono ideal

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Cuidados com o sono

Prevenir é a palavra de ordem da medicina. A maioria dos adolescentes têm um sono tão bom que nos faz crer que para dormir basta atirar-se a qualquer hora em qualquer sofá. Após os 35 anos, porém, o sono vai se tornando frágil e passa a exigir mais cuidados.

As regras de higiene do sono são para ajudar você a obter o máximo benefício de suas horas de sono. Infelizmente elas não funcionam para todos, principalmente para quem está nos extremos de idade ou sofrendo de distúrbios do sono ou problemas de saúde. Se elas não funcionarem para você, procure as páginas sobre insônia e sono insuficiente, verificando se você possui algum distúrbio do sono, para um autoexame. 

Além disso, a falta de higiene do sono é incompatível com a manutenção de sono de boa qualidade e alerta completo diurno. A queixa de quem não tem cuidados com o sono pode ser tanto de insônia como de sonolência excessiva.

Os estudos em Laboratórios do Sono permitem separar os fatos com base científica das opiniões que eram simples mitos. Alguns conselhos você não pode deixar de conhecer.

Atualmente, está claro que o sono não é apenas um desligamento do cérebro para seu descanso, mas sim um estado ativo, cíclico, complexo e mutável com profundas repercussões sobre o funcionamento do corpo e da mente na vigília do dia seguinte. O sono não é diferente do exercício ou de outros estados da vida, pois exige uma preparação, ambiente adequado e a mente livre de preocupações.